Transforme seu emprego temporário em definitivo
domingo, 28 de outubro de 2007
O trabalho temporário é uma ótima alternativa para quem está fora do mercado e para solucionar, em parte, os problemas financeiros. E, a cada dia, está se tornando comum entre as empresas contratar profissionais por tempo determinado ou para um projeto específico, por exemplo. Mas, muitas vezes, pode ser o primeiro passo para o profissional ser efetivado. Como agir nesse caso?
O maior conselho para quem conseguiu um emprego temporário, mas sonha em ser efetivado é acreditar que ele, em primeiro lugar, está na "vitrine" e pode ser observado. Em segundo lugar, acreditar que ele será um profissional disputado, porque reúne condições para isso.
Na opinião de especialistas, o emprego temporário em nada difere do efetivo e, certamente, pode abrir muitas portas. Portanto não desvalorize a oportunidade e comporte-se da mesma forma como se a vaga fosse efetiva. Reflita sobre seus conhecimentos e experiências e busque aquelas oportunidades que mais se aproximam de seu perfil.
Veja as dicas para transformar uma vaga temporária em um trabalho efetivo:
- 1. Comprometimento- se comprometer com o trabalho é fundamental. Ser competente e fazer bem o trabalho que lhe foi designado.
- Agilidade- ser ágil, rápido e dinâmico. Não pode ficar parado.
- Pró-atividade - anteceder o fato. Identificar a situação e mostrar trabalho. Ter entusiasmo nas tarefas do dia-a-dia poderá fazer com que você ganhe respeito.
- Visão - enxergar as possibilidades e saber aproveitá-las. Perceber como as coisas funcionam. Quem tem este tipo de percepção, tem maiores chances de ser admitido.
- Disponibilidade - esteja disponível sempre. Pergunte ao seu supervisor ou colega se há alguma outra tarefa em que você pode ajudar. Quem quer ser efetivado não pode fazer corpo mole.
- Criatividade- dar novas idéias que melhorem o funcionamento do trabalho. Ser criativo para abordar o cliente é importantíssimo.
- Iniciativa- Mesmo sendo um emprego temporário, faça mais do que aquilo que esperam de você. Não espere que alguém peça alguma coisa. Levante e faça.
- Educação- fundamental em qualquer situação, mais ainda quando se trabalha com o cliente.
- Boa aparência - não significa ser bonito, mas estar sempre apresentável, com uma aparência saudável.
- Linguagem - saber falar e se portar em público. Usar sempre uma linguagem adequada, falar da maneira mais correta possível, de preferência de acordo com o perfil do consumidor.
- Conhecimento- busque conhecer a empresa e o mercado em que atua. Mostre-se disponível a aprender o que não sabe.
- Cooperação- Busque cooperar com a equipe, ajudando os colegas a atingir os objetivos da área.
- Interesse- Busque informações sobre as oportunidades que a atual empresa ou outras do segmento terão em um futuro próximo. Converse com seu chefe sobre os requisitos necessários e os cursos que pode realizar para estar pronto para estas oportunidades.
- Feedback - Peça um retorno de sua chefia sobre sua atuação,veja os pontos que pode melhorar e elabore um plano de ação para ampliar sua empregabilidade.
- E lembre-se : Se não houver possibilidade de efetivação imediata, deixe seus contatos com os colegas e informe-os de que você está em busca de uma nova colocação. Conseguindo um novo emprego, agradeça aos colegas o apoio recebido e informe-os sobre seus novos contatos profissionais.
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