Profissões do futuro: tecnologia, meio ambiente e saúde

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Ao mesmo tempo em que o desemprego atinge 15% da população nas principais capitais brasileiras, surgem novos negócios e também novas profissões. Há cinco anos, por exemplo, nem existia a palavra "blogueiro"; hoje tem muita gente ganhando dinheiro com blogs na Internet – ou seja, surgiram novos profissionais.

"O tipo de tecnologia evoluiu junto com a forma de se comunicar, então a
nova tecnologia realmente abre um novo mercado de trabalho – e, portanto, novas oportunidades de trabalho", explica o economista Gilson Schwartz, diretor da Cidade do Conhecimento. Até mesmo o moderno ramo da tecnologia da informação (TI) já evoluiu para o termo TIC – Tecnologia da Informação e da Comunicação.

Dentro do grupo de novas profissões estão os coordenadores de projetos, gerentes de terceirização, programadores visuais multimídia, engenheiros de rede e administradores de comunidades virtuais.

Henrique Leitão, de Fortaleza, foi rápido para conseguir colocação na área de TIC. Ele desenvolve programas de segurança para proteger arquivos e dados de ataques de vírus. Só no Ceará, especialistas do setor prevêem a criação de mil novas vagas nesta área em 2008.

Henrique dá a dica para quem quer aproveitar essas oportunidades: "Você têm que conhecer os processos de cada empresa para poder desenvolver o software de acordo com os requisitos solicitados por ela".

Trabalhar com meio ambiente também pode ser uma aposta promissora, ainda mais em regiões próximas de reservas naturais. Em Manaus, na Amazônia, a preocupação ambiental das empresas tem valorizado o trabalho de profissionais de diversas áreas que estão aptos a trabalhar com isso.

Numa fábrica de motocicletas da cidade, por exemplo, parte da água
utilizada é reaproveitada na própria empresa. "O profissional com formação em meio ambiente hoje é mais valorizado do que antes. Na nossa empresa, aproveitamos diversas pessoas com experiência fabril que tiveram treinamento específico em gestão ambiental", diz o diretor institucional da empresa, Paulo Takeuchi.

Segundo os especialistas, na área da saúde nós também vamos consumir e procurar serviços como nunca se viu na história da humanidade. E não é só o médico que terá mercado: "Muitas técnicos de nível médio vão poder atender a demanda por massagem, terapia, biodança – enfim, mil formas de a gente se cuidar melhor", afirma Gilson Schwartz.

Confira as dicas para quem se formou num curso mais tradicional:

Atualize-se sempre, e faça cursos de especialização: como as tecnologias
estão mudando rápido, o que você aprendeu há dois ou três anos pode estar diferente hoje.

Não fique preso apenas na sua área: leia, informe-se e estude sobre a
maior quantidade de assuntos possível.

Não fique esperando que o mercado ofereça novas oportunidades que
correspondam ao seu perfil: hoje, é o trabalhador que deve se adaptar com rapidez ao mercado de trabalho.

0 comentários:

Postar um comentário

Web Statistics