Ipiranga: 250 vagas no Rio
domingo, 20 de julho de 2008
A rede de postos Ipiranga prevê a contratação, entre os meses de agosto e dezembro, de cerca de 250 profissionais no Rio de Janeiro para as redes de postos de serviços da bandeira Ipiranga. Para isso, a corporação mantêm um cadastro permanente para recebimento de currículos, com o objetivo de auxiliar seus franqueados nas contratações.
Segundo Mônica Garcez, gerente do departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Ipiranga, o cadastro é consultado diariamente. "Diariamente, franqueados de todo o país buscam profissionais através do nosso cadastro. A cada mês, cerca de 50 profissionais são contratados em cada estado brasileiro", afirma.
As vagas são direcionadas a diversas funções. O cargo de vendedor de pista, mais conhecido como frentista, é o que possui maior visibilidade no posto e possui responsabilidade de atendimento aos consumidores. A rede também cadastra para os cargos de vendedor de serviços e lubrificantes (lubrificador), assistente administrativo, vendedor de conveniência (atendente de loja) e gerente de loja e posto.
É comum a todas as funções o requisito de disponibilidade para trabalhar em turnos, inclusive noturno, feriados e fins de semana. Além disso, capacidade de trabalho em equipe, flexibilidade, disciplina, iniciativa e comprometimento também são exigidos. Há ainda requisitos que variam de acordo com cada atividade.
Para frentista, é necessário possuir conhecimentos básicos de mecânica e lubrificação, saber vender e, no mínimo, ensino fundamental completo ou ensino médio em curso. Aqueles que desejam conquistar uma vaga para atuar como lubrificador devem ter conhecimento de mecânica básica, Informática (Excel), experiência em lubrificação e ensino médio completo. Para as vagas de assistente administrativo, é necessário possuir experiência em atividades administrativas, planejamento, organização, controle, conhecimento de informática (Excel e navegação na Internet), ensino médio completo ou superior em curso e conhecimentos básicos de Matemática.
Nas lojas de conveniência AM/PM a função de destaque é a de atendente de loja. Os interessados nessa função devem ter ensino fundamental completo ou médio em curso. Eles desempenham diversas atividades, como as de operação do caixa, atendimento ao consumidor, reposição e precificação de produtos, limpeza, arrumação e organização da loja e verificação da validade dos produtos.
Já para os cargos de nível gerencial, é necessário que os candidatos possuam experiência em vendas, ensino médio completo ou superior em curso, conhecimento de Informática (Excel), Matemática básica e capacidade de resolver problemas. Os gerentes de loja desempenham atividades que ligadas à área de pessoal, recebimento de mercadorias e entrada de notas fiscais, check-list diário, gerenciamento dos contratos de manutenção e negociação de espaços na loja, entre outras. Já os gerentes de postos ficam responsáveis por atividades como motivação da equipe para a venda de produtos e serviços, controle do estoque através da medição de tanques, levantamento de encerrantes, recebimento de combustíveis e mercadorias e realização pedidos de produtos, entre outras. O processo seletivo específico é feito diretamente pelos postos da rede Ipiranga, mas ao realizar o cadastro, os candidatos são avaliados por meio de testes online.
A rede Ipiranga está presente em mais de 4.200 postos de Norte a Sul do país para atender a demanda de mais de 1 milhão de clientes que abastecem nos postos diariamente. A Ipiranga está entre as maiores distribuidoras privadas de combustíveis do Brasil.
Serviço
Os interessados devem efetuar cadastro no site www.ipiranga.com.br, no link "Recursos Humanos", seguido de "Trabalhe Conosco".