Marinha Mercante abre 370 vagas nas escolas de formação de oficiais

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Inscrições: Até 30 de junho

Vagas: 370

Salário: Não divulgado

Taxa de inscrição: R$ 50

Prova: 7 e 8 de agosto

A Marinha Mercante abriu nesta terça-feira (1) as inscrições para 370 vagas nas escolas de formação de oficiais, que exige nível médio completo. Os candidatos devem ser solteiros, ter entre 17 e 23 anos no dia 31 de janeiro de 2011 e não ter filhos. As vagas são para candidatos de ambos os sexos (leia aqui o edital).

São 240 vagas para o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga), no Rio de Janeiro (RJ), e outras 130 para o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém (PA).

Cursos
São duas áreas de curso, o de náutica, destinado a formar o segundo oficial de náutica, que gerencia e opera os equipamentos de convés, de navegação e de comunicações do navio, e o de máquinas, destinado a formar o segundo oficial de máquinas, que gerencia e opera as instalações e equipamentos de máquinas do navio.

Os cursos são compostos por dois períodos: um acadêmico, com duração de seis semestres letivos em regime de internato, com licenças nos fins de semana, feriados e férias escolares, e um período de estágio de praticagem, com duração mínima de seis meses para o curso de máquinas e de 12 meses para o curso de náutica.

Os cursos são gratuitos. São oferecidos aos alunos alojamento, uniforme, alimentação, roupa de cama, assistências médica, odontológica, psicológica, social e religiosa. A partir da matrícula, os alunos recebem também remuneração mensal (valor não divulgado no edital).

As inscrições devem ser feitas até 30 de junho pelo site www.ciaga.mar.mil.br. A taxa de participação é de R$ 50.

Provas
O processo seletivo será composto por duas etapas, uma básica e outra complementar. A etapa básica será composta pela inscrição e o exame de conhecimentos (provas de matemática, inglês, física, português e redação). A etapa complementar inclui reunião para instruções, exame psicológico, inspeção de saúde, teste de suficiência física, pré-matrícula, período de adaptação e matrícula.

As provas do exame de conhecimento estão marcadas para os dias 7 e 8 de agosto.

0 comentários:

Postar um comentário

Web Statistics