Governo do Canadá oferece bolsas de estudo para brasileiros

terça-feira, 27 de outubro de 2009

O governo canadense está com o processo seletivo aberto para bolsas de estudos em todas as áreas das ciências sociais e humanas, particularmente às disciplinas que favoreçam a pesquisa e o desenvolvimento de cursos no âmbito dos Estudos Canadenses. Confira abaixo as cinco modalidades de bolsas:

1ª) Bolsa de Pesquisa em Estudos Canadenses (Faculty Research Program - FRP / Bourse de Recherche Brésil - BRB)

Para professores universitários e/ou pesquisadores, com formação mínima de mestrado, que busquem realizar pesquisa de curta duração sobre o Canadá ou sobre aspectos da relação bilateral Brasil-Canadá e publicação em revistas acadêmicas especializadas.

2ª) Bolsa de Especialização em Estudos Canadenses (Faculty Enrichment Program - FEP / Bourse de complément de spécialisation - BCS)

Objetivo é fortalecer o conhecimento e a compreensão sobre o Canadá por meio do apoio a professores universitários na elaboração de cursos sobre o Canadá, em sua área de especialização.
Para ambos os programas, a bolsa inclui 2 mil dólares para a passagem aérea internacional e uma subvenção semanal no valor de 900 dólares canadenses para as despesas no Canadá, por um período máximo de quatro semanas.

3ª) Bolsa para Pesquisa de Doutorado (Doctoral Student Research Award - DSRA / Bourses de recherche de doctorat - BRD)

Para estudantes de doutorado, matriculados em uma instituição de ensino superior brasileira, que estejam desenvolvendo teses diretamente relacionadas ao Canadá e desejem realizar sua pesquisa em instituições canadenses. Além de 2 mil dólares para a passagem aérea internacional, o estudante recebe mensalmente 1,2 mil dólares canadenses para as despesas de subsistência no Canadá por um período máximo de seis meses, além de um complemento de 300 dólares canadenses, após entrega do relatório de pesquisa à Embaixada do Canadá.

O prazo de inscrição para esses três primeiros programas termina no dia 14 de novembro.

4ª) Bolsa Canada - América Latina - Caribe (Canada - Latin American - Caribbean Awards - CLACA / Bourses Canada - Amérique Latine - Caraïbes - BCALC)

Para pesquisadores de universidades ou institutos de pesquisas da América Latina e Caribe no desenvolvimento de trabalhos de curta duração, incluindo projetos de pesquisas conjuntos.

5ª) Redes Internacionais de Pesquisa (International Research Linkages - IRL / Réseaux internationaux de recherche RIR)

Destinada a equipes de pesquisadores do Canadá e de outros países, com o intuito de organizar seminários ou outras atividades similares que envolvam redes de pesquisa.
O prazo para se inscrever nesses dois últimos programas acaba em 24 de novembro.

Instruções comuns a todos os programas:

  • os candidatos devem ser fluentes em inglês ou francês, idiomas oficiais do Canadá;
  • o dossiê de candidatura deve ser preenchido integralmente em inglês ou francês;
  • o dossiê de candidatura deve ser apresentado em cinco vias.

As diretrizes específicas de cada programa, bem como os formulários de inscrição encontram-se disponíveis nos sites www.brasil.gc.ca e www.iccs-ciec.ca.

Todas as candidaturas deverão ser encaminhadas para o seguinte endereço:

Embaixada do Canadá
Assessoria para Assuntos de Educação
SES - Quadra 803 Lote 16
70410-900 Brasília, DF

Mais informações:

Embaixada do Canadá
Assessoria para Assuntos de Educação
academic.bsb@international.gc.ca ou academique.bsb@international.gc.ca
Tel. (61) 3424-5400 R: 3260

0 comentários:

Postar um comentário

Web Statistics