Importância da Internet para conquistar boas vagas
terça-feira, 11 de setembro de 2007
Vale a pena ler a matéria publicada no Globo Online sobre a importância do domínio da internet na busca por uma oportunidade de trabalho ou estágio.
Jovens que dominam a internet têm muito mais chance de conseguir bons estágios e empregos
Muita gente associa a internet ao lazer. A rede, no entanto, está cada vez mais presente no mercado de trabalho. Por conta disso, especialistas dizem que os jovens que a dominam têm mais chance de conseguir bons estágios e empregos.
- Vivemos hoje em uma sociedade do conhecimento. Todas as empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes, precisam da internet. É por meio da >ita
Longo ressalta que não basta o jovem saber navegar para largar na frente na disputa por um bom estágio ou emprego.
- Quando participa de um processo de seleção em uma empresa, os gestores não vão te cobrar no ato da entrevista que você tenha essa ou aquela habilidade para navegar. O que elas vão analisar, na verdade, é principalmente a sua capacidade de selecionar informações. É preciso entender o funcionamento da web, saber utilizá-la e ter discernimento para filtrar o que se lê. Caso contrário, é uma perda de tempo - afirma. - Navegar na internet atualmente é que nem saber ler e escrever: quem não sabe, fica de fora do mercado de trabalho. Até os motoristas de empresas de transporte, que teoricamente não precisariam usar o computador, sabem usar a internet hoje.
Marcelo Gallo, gerente regional do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) no Rio de Janeiro, faz coro com Longo, no que diz respeito à importância de os jovens que estão ingressando no mercado dominarem a rede.
- Usar a internet é um pré-requisito indispensável na grande maioria dos processos seletivos realizados pelo CIEE - diz. - A rede é uma ferramenta de contato, de negócios e de pesquisa. Saber utilizá-la é uma questão de suma importância para qualquer profissional.
Carlos Longo ressalta que as empresas costumam usar a internet de duas formas: para dentro e para fora .
- Na grande maioria das empresas, o uso é feito principalmente para dentro . Todas as 500 maiores empresas do Brasil, por exemplo, têm intranet (rede de uso interno), com processos administrativos, informações de recursos humanos, dados sobre orçamento - diz Longo. - Todas as grandes empresas também usam a internet como instrumento de negócio. Hoje, os consumidores compram telefone, escolhem seu plano e habilitam seu aparelho pela internet. Nela, fazem assinaturas de revistas, fazem compras no supermercado etc. Portanto, a empresa que não oferece hoje serviços ao seu cliente na web já está para trás.