44% dos profissionais foram indicados por amigos
terça-feira, 25 de setembro de 2007
Mais do que favor entre amigos, o Quem Indica é ferramenta do mercado de trabalho. O networking nunca foi tão importante para abrir as portas de um emprego novo. Quem anda à procura de um emprego já deve ter notado que está de volta ao mercado de trabalho um critério antigo na seleção de novos funcionários. Muita gente conhece essa prática como Q.I. , ou quem indica , mas o que parece só um favor entre amigos é uma ferramenta do mercado de trabalho. Tem até nome técnico: networking, traduzido como rede de contatos e relacionamentos . E nunca foi tão importante para abrir as portas de um emprego novo.
Uma pesquisa feita por uma das maiores agências de recolocação do país mostra que entre mais de 12 mil profissionais de empresas privadas, 44% deles conseguiram emprego por indicação de conhecidos, 16% pela Internet, 6% por meio de anúncios de jornais e 3% através de agências de emprego.
A indicação significa um aval de alguém reconhecido dentro da empresa, representa que esse profissional tem assim um selo de qualidade, que comparado assim a outros profissionais que têm a mesma formação ele tem uma qualidade a mais, que tem uma indicação , diz Adriano Arruda, especialista em Recursos Humanos.
Rita Menezes, sócia-diretora de uma agência de publicidade, conta que quase todo o mundo que trabalha no local foi indicado por alguém. Rita contratou a namorada do primo, a filha da babá e o cunhado do primo do marido dela. E conta que agência funciona muito bem dessa forma. Tem pessoas que eu conheci em festas, tem amigos, indicações de fornecedores, de clientes de ex-funcionários. Eu tenho uma referência de uma pessoa que tem mais o nosso estilo.
MAIS SOBRE EMPREGO E OPORTUNIDADES NO SITE DO WANDERLEY MARIZ - WWW.WANDERLEYMARIZ.COM.BR