Natal deve gerar 123 mil vagas temporárias, prevê entidade
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
A Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem) prevê que sejam abertas 123 mil vagas de trabalho temporário para o Natal deste ano – 7% a mais do que em relação ao ano passado, em que foram abertas 115 mil vagas.
A entidade prevê que a efetivação fique em 17% (21 mil pessoas). Em 2008 a efetivação ficou em 28%.
Jovens em busca do primeiro emprego respondem por 27% dos contratos previstos.
De acordo com Vander Morales, presidente da Asserttem, “a oferta de crédito, a diminuição dos juros e a retomada da confiança do consumidor são fatores que influenciam o crescimento nas vendas, refletindo no aumento dos postos de trabalho”, avalia.
Diferentemente do que ocorreu em 2008, quando os segmentos B e C foram o foco das vendas, “as classes C, D e E serão as grandes consumidoras deste Natal”, afirma.
Segundo a Asserttem, diversos empreendimentos comerciais estão com inauguração prevista entre 2009 e 2010 e a construção de grandes centros de compras deve gerar em torno de 40 mil novos empregos diretos. A estimativa é que 18 shoppings centers e 275 supermercados estejam funcionando até o fim do próximo ano.
As funções mais solicitadas são fiscais de loja, empacotadores atendentes, estoquistas, etiquetadores, operadores de telemarketing, auxiliar de crédito, analista de crédito e papai noel.