Aeronáutica reabre inscrições para 164 vagas de nível médio para oficiais
segunda-feira, 5 de julho de 2010
Inscrições: Até 15 de julho
Vagas: 164 vagas
Salário: Não divulgado
Taxa de inscrição: R$ 60
Prova: 15 de agosto
A Aeronáutica reabriu, nesta quinta-feira (1), as inscrições para 164 vagas nos cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria de 2011. O novo prazo vai até o dia 15 de julho (leia aqui o edital).
As inscrições foram reabertas após o Ministério Público Federal em Goiás (MPF/GO) conseguir na Justiça uma decisão liminar para derrubar o critério de limite de idadepara participação no concurso, que antes era de 22 anos completos até 31 de dezembro de 2011. Agora, não há mais limite de idade máxima, só mínima (os candidatos precisam ser nascidos até 31 de dezembro de 1994).
São 90 vagas para o Quadro de Oficiais Aviadores, destinadas a ambos os sexos, 49 para o Quadro de Intendentes, destinadas a ambos os sexos, e 25 para o Quadro de Infantaria, destinadas somente a candidatos do sexo masculino.
Os cursos de formação, de nível superior, serão ministrados pela Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP). A duração é de quatro anos, sob regime de semi-internato
Durante o curso, os cadetes receberão remuneração fixada em lei (valor não divulgado no edital), alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária.
Após a conclusão do curso, os cadetes serão nomeados aspirantes a oficial da Aeronáutica e serão distribuídos nas organizações militares do Comando da Aeronáutica. Nas organizações eles irão aprimorar seus conhecimentos, podendo alcançar como último grau hierárquico, o posto de coronel.
Inscrição
As inscrições podem ser feitas por meio da página www.fab.mil.br. A taxa é de R$ 60.
Seleção
A seleção inclui as etapas de exame de escolaridade, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica e teste de avaliação do condicionamento físico. O exame de escolaridade está marcado para o dia 15 de agosto.
As etapas do exame de admissão serão realizadas nas cidades de e deve ser realizados nas cidade de Belém (PA), Recife (PE), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Campo Grande (MS), Pirassununga (SP), Curitiba (PR), Canoas (RS), Florianópolis (SC), Brasília (DF), Manaus (AM), Boa Vista (RR) e Porto Velho (RO).
Saiba mais sobre os cursos de formação
Quadro de Oficiais Aviadores
O curso é caracterizado pela instrução de voo, com o objetivo de preparar o cadete aviador à pilotagem militar. A instrução aérea segue um programa de treinamento e de avaliação de desempenho como piloto, para formar e selecionar o aviador militar, fomentando o desenvolvimento do espírito combativo do futuro oficial aviador. Ao final do curso o aprovado recebe a graduação de bacharel em ciências aeronáuticas com habilitação em aviação militar.
Quadro de Intendentes
O curso é caracterizado pela formação administrativa, com o objetivo de preparar o cadete intendente ao desempenho de funções para gerir as atividades financeiras e logísticas das organizações militares da força aérea Ao final do curso o aprovado recebe a graduação de bacharel em ciências da logística com habilitação em intendência da Aeronáutica.
Quadro de Infantaria
O curso é caracterizado pela instrução de combate em terra, com o objetivo de preparar o cadete de infantaria ao desempenho de funções para gerir as atividades desenvolvidas nas unidades de infantaria, incluindo as tarefas de operações especiais, emprego de tropa, de autodefesa das organizações da Força Aérea e de defesa antiaérea. Ao final do curso o aprovado recebe a graduação de bacharel em ciências militares com habilitação em infantaria da Aeronáutica.