Um bom portfólio começa na faculdade
terça-feira, 21 de agosto de 2007
Conseguir um estágio em algumas áreas requer mais que um currículo de papel. Estudantes de carreiras como publicidade, web design e desenho industrial precisam mostrar trabalhos já produzidos. De acordo com o diretor de arte Flávio Vargens, responsável pela seleção de funcionários e estagiários de uma empresa de publicidade, um bom portfólio é o que define a contratação:
- O portfólio é o mais importante. Nele, você conhece melhor a pessoa, percebendo sua criatividade, seu cuidado e sua técnica.
Os que nunca estagiaram, podem montar um portfólio com trabalhos de faculdade, desde que demonstrem as habilidades necessárias para a função. Recém-formada em desenho industrial Juliana Valiant conseguiu o seu primeiro estágio no segundo período da faculdade. Ela afirma que o portfólio fez a diferença. E dá uma dica para seus futuros colegas de profissão:
- Eu fazia os meus trabalhos de faculdade como se fossem para um cliente, o que acabou valorizando o meu primeiro portfólio.
Sites, cadernos de desenhos, blogs ou qualquer iniciativa que demonstre o trabalho do estudante vale pontos na hora da seleção.
- Além de mostrar a qualidade do trabalho, essas iniciativas revelam o gosto e a vontade de atuar na área - diz Vargens.
O estudante Marcello Carvas, que cursa o último período do curso de gestão em ambientes de internet e estagia como web designer, é outro defensor da apresentação de criações próprias de candidatos:
- Para conseguir um estágio, o estudante dessa área tem que ter pelo menos um site na internet, mesmo que seja pessoal.
*da turma 2007 do Programa de Estágio da Infoglobo